Implementamos nas Terras Altas da Mantiqueira – municípios de Itanhandu, Passa Quatro, Itamonte e Pouso Alto – o Projeto Carbono. Iniciativa da TNC Brasil e do Mercado Livre, o Projeto Carbono tem o foco na restauração florestal e na geração de créditos de carbono. Com duração prevista para 10 anos, o objetivo deste projeto é proteger, mediante cercamento, quando necessário, áreas com potencial de regeneração natural. Traz também benefícios importantes, como o apoio na regularização ambiental das propriedades e melhoria nas condições do solo e da água.
O trabalho se inicia com a identificação, via satélite, das áreas elegíveis para o projeto. Em seguida, visitamos as áreas e avaliamos em conjunto com os proprietários parceiros as áreas que devem ser protegidas. Os proprietários assinam com a TNC Brasil um contrato de 10 anos, para receber pagamentos anuais ao longo de 5 anos, referentes às áreas destinadas à restauração florestal. O carbono gerado pelo crescimento da vegetação será medido no quinto e no décimo ano, para que seja certificado e comercializado (80% financiador e 20% proprietário rural durante a vigência do contrato). Após o décimo ano, o carbono pertence ao proprietário rural.
No início de 2023, durante o período chuvoso, fizemos o plantio de muvucas de sementes nas áreas mais degradadas, uma técnica que mistura sementes de diversas espécies nativas e de adubação verde, que vão para a terra juntas para estimular a regeneração. Foram usados 384 kg de 80 espécies de sementes florestais e de adubação verde, com uma ampla variação genética obtida por diferentes redes coletoras para iniciar o processo de restauração florestal em uma área de 8 hectares, distribuídos em 6 propriedades rurais. O trabalho de cercamento segue acontecendo durante o ano e mais ações de plantio devem acontecer no próximo período chuvoso.
As informações do projeto são reunidas na base de dados do Portal da Mantiqueira, uma plataforma de gestão territorial do Conservador da Mantiqueira, que ajuda a identificar as ações conservacionistas em curso, as matas mais maduras e em regeneração, e também o passivo ambiental das propriedades. Desse modo, a ferramenta auxilia o planejamento conservacionista e a ação dos municípios em favor da restauração dos ecossistemas.
Nas Terras Altas da Mantiqueira temos hoje cerca de 335 hectares protegidos pelo projeto, em 47 propriedades rurais, movimentando a economia local e favorecendo a articulação do território em favor da restauração florestal e da geração de serviços ambientais.
O projeto, que acontece no âmbito do Conservador da Mantiqueira, prevê a participação do poder público, empresas, entidades do terceiro setor, universidades, comitês de bacias hidrográficas e proprietários rurais para promover a restauração de vegetação nativa.