O QUE FAZEMOS

Inovação na Educação

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Educação: nossa caminhada.

Inovadora é a educação que confere autonomia ao estudante, baseando seus acordos de convivência em valores compartilhados, com direitos, responsabilidades e voz ativa, como atores. Também oferece caminhos para uma gestão compartilhada do processo educativo,  por meio de assembleias, comissões de responsabilidades e espaços onde a inteligência coletiva pode trabalhar, trazendo soluções representativas e integrativas. 

Mas abrir-se à fala do outro de maneira a ser transformado por ela, é uma reaprendizagem cultural. A escuta ativa é uma prática profundamente transformadora que, ao legitimar diferentes pontos de vista, viabiliza tomadas de decisão representativas das coletividades. Nos dedicamos desde a nossa fundação à construção dos caminhos para uma educação capaz de promover a cidadania, formando agentes transformadores das suas realidades, fomentando uma mudança de cultura, capaz de regenerar as relações entre homens e com a natureza.

Em 2014, fomos convidados pela Escola Municipal Ana Carlos da Silva para criar o Programa de Agroecologia, que ressignificou o quintal da escola promovendo muitos saberes, especialmente para nós. Hortas nas casas foram criadas a partir do projeto, aproximando familiares e criando novas relações no bairro rural do Jardim, berço do Rio Verde, coração do nosso trabalho.

Compreendemos que todo esse desafio ecológico, que é o cuidado com as relações, tem uma dimensão interna essencial, uma ecologia interior, e que isso é fundamental para chegarmos a impactar o mundo. Estamos desaprendendo condicionamentos históricos, para poder reaprender. Fundamos o Espaço Verde no ano de 2017, como laboratório da educação favorável a práticas interativas junto à natureza.

Escutamos a nossa comunidade escolar municipal em 2018, aplicando a metodologia “Faz Sentido”, trilhas de construção coletiva que podem ser seguidas por um professor, uma escola, ou por uma rede. Itanhandu traz uma experiência inovadora, transpondo o uso da metodologia para o Ensino Fundamental I.

Ao longo do ano foram realizadas 12 rodas de conversa abertas a todos os públicos e com base no que foi dito, foram elaborados questionários, respondidos por 565 pessoas. Os resultados foram compartilhados em duas reuniões em cada escola, envolvendo alunos e familiares além de toda a comunidade escolar. Posteriormente foi realizada uma reunião de priorização, com a presença da Secretaria Municipal de Educação, para a qual foi convidada toda a comunidade escolar. Os resultados apontam para a potencialidade da escuta dos diferentes públicos envolvidos como uma prática transformadora, capaz de tornar o projeto pedagógico mais significativo e representativo através de uma rede potente de relações que cria soluções disruptivas para os problemas complexos da atualidade.

Nos dedicamos desde então à promoção de ciclos de estudos para educadores e ao  desenvolvimento das competências socioemocionais, vendo a importância de uma práxis alinhada às diferentes dimensões humanas do Sentir, do Pensar e do Fazer. Em 2019 trouxemos o Programa Compasso para a rede municipal de educação básica de Itanhandu. 

Hoje integramos a Rede Inovação e Criatividade na Educação Básica (https://movinovacaonaeducacao.org.br/e nos dedicamos ao longo dos anos à formação de professores por meio de ciclos de estudos e visitas regionais, além de implementar práticas inovadoras na escola, em projetos e no Espaço Verde, fortalecendo a rede local e microrregional.

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