Espaço Verde: um espaço para aprender e se desenvolver
Acreditando na importância da educação, que é um dos nossos pilares, para a construção de um mundo melhor, desenvolvemos uma parceria com a Secretaria de Educação para apoiar o fortalecimento e o desenvolvimento da Educação Básica no Município por meio de ações que visam a ampliar o processo de alfabetização, inovar no sistema de ensino/aprendizagem, além de apoiar a capacitação de servidores.
Para melhor trabalhar essa parceria, criamos o Espaço Verde, um sítio localizado às margens do Rio Verde, no bairro rural do Jardim em Itanhandu (MG), onde os alunos ficam imersos na natureza, e onde trabalhamos para integrar as habilidades socioemocionais e de autoconhecimento em toda a dinâmica pedagógica, contribuindo assim para o desenvolvimento do ser humano integral.
O trabalho começou em 2013, com uma parceria entre o Instituto SuperAÇÃO e a Escola Municipal Ana Carlos da Silva. Na época, os alunos do 2º ao 5º ano participavam de um trabalho de agroecologia na escola, conduzido pelos nossos educadores. Em 2017 as atividades passaram para o Espaço Verde. De lá para cá, o escopo cresceu e passou a receber alunos do 4º e 5º anos da mesma escola por um período maior. Lá passamos a desenvolver projetos e oficinas, como: horta, culinária, pequenos cientistas, robótica, teatro, artes e jogos cooperativos. Em todas as atividades buscamos integrar os aspectos cognitivos, corporais e de afetividade dos alunos.
Durante o período em que permanecem no sítio, as crianças passam boa parte do tempo ao ar livre, com possibilidade de desenvolver novas habilidades. O ambiente é propício para reconhecerem que o aprendizado pode ocorrer de diferentes maneiras, através das trocas com os colegas ou com os educadores. Nesse formato, junto à natureza, fica mais fácil perceber as redes interligadas que formam toda a vida na Terra.
Na horta, por exemplo, o grupo atua transformando o espaço local, atentando para a busca de uma relação sustentável com os territórios nos quais atua, do preparo do solo à produção de alimentos pautada por princípios agroflorestais. Além disso, as oficinas são planejadas a partir de eixos norteadores, em que as práticas pedagógicas são executadas em sintonia umas com as outras. A experiência é estimulante da criatividade, iniciativa e outras características desejáveis na formação de um sujeito ativo – capaz de intervir, interagir, criar, transformando – harmonicamente – a realidade em que vive.
Em 2023, foram adotados como diretrizes norteadoras de todo o planejamento e execução das oficinas os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas para alinhar o trabalho desenvolvido no Espaço Verde às metas a serem alcançadas em 2030 na busca da sustentabilidade global.
Ainda neste ano os estudantes do 5° ano participam do maior projeto de escrita e leitura da América Latina, a “Estante Mágica “, onde cada criança cria um livro ao longo do ano. Além desse projeto, participam também do “Programa Jovens Mineiros Sustentáveis”, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que busca abrir novos horizontes e criar uma cultura ambiental de uso e consumo consciente dos recursos naturais, pautado no agir do local para o global.